A ministra da Cultura, Marta Suplicy, pediu demissão do cargo nesta terça-feira (11). Ela enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff. Marta Suplicy esteve à frente da pasta por dois anos e agora retorna ao Senado Federal, onde pode exercer o mandato de parlamentar por mais quatro anos.
No texto protocolado na Casa Civil, Marta agradeceu a oportunidade e disse que seu trabalho foi focado na “inclusão da população na produção de cultura e ampliação do acesso aos bens culturais”.
A secretária-executiva, Ana Cristina Wanzeler, vai assumir a pasta interinamente até o anúncio de um novo nome, que deverá ser escolhido pela presidente Dilma Rousseff após a reunião do G20.
A senadora afirmou que exerceu a função com “coragem e determinação” e que não fugiu “à responsabilidade de meu compromisso público ao me posicionar e ter feito o que acreditava ser o melhor para o Brasil e para o povo brasileiro”.
Marta Suplicy é a primeira ministra a deixar a equipe de Dilma Rousseff após a eleição presidencial. A senadora assumiu a pasta da Cultura em setembro de 2012, quando substituiu Ana de Hollanda no cargo.
Marta ainda expressou o desejo de que Dilma “seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho” e destacou a importância de uma “equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade” do governo.
Na carta, Marta também ressaltou o que considerou avanços no setor durante sua gestão, como a aprovação do Sistema Nacional de Cultura, o Vale-Cultura, a Lei da Cultura Viva, o Marco Civil da Internet, a Lei de fiscalização do Ecad, a PEC da Música, além de ter enviado à Casa Civil, onde aguardam encaminhamento, o Direito Autoral e a Lei da Meia-Entrada.
Biografia
Marta Suplicy assumiu o Ministério da Cultura em 13 de setembro de 2012, em substituição a Ana de Hollanda. Na ocasião, o governo não informou o motivo da demissão de Ana de Hollanda nem se foi a ex-ministra que pediu para deixar a pasta.
Agora de volta ao Senado, eleita pelo estado de São Paulo com mais de 8 milhões de votos em 2010, Marta foi vice-presidente da Casa entre fevereiro de 2011 e setembro de 2012.
Também foi prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004 e deputada federal (1995/1998), além de ministra do Turismo (2007/2008).
Marta é psicóloga formada pela PUC-SP, com pós-graduação pela Stanford University e mestrado em Psicologia Clínica pela Michigan State University.
Antes da Cultura, já havia feito parte do alto escalão do governo federal. Ela foi ministra do Turismo entre 2007 e 2008, durante a gestão de Lula.